quarta-feira, julho 09, 2014

Carta aberta às esquerdas

Embora eu seja de esquerda, não "sou" do PT, mas certamente pareço ser pra muita gente. Acho sim que é o único partido "sério" e consistente no sentido ideológico, algo que nenhum outro partido se aproxima (PSDB? Por favor né. DEM? Tá zoando). Quando se fala em justiça social, nada equivale ao PT.
Também, ao contrário da percepção geral e equivocada, é o partido menos corrupto, com os políticos mais íntegros que conheço. Existem os dados pra comprovar essas minhas percepções aos céticos de plantão - porque aos rottweillers de plantão, sei que fatos não adiantam, só querem sangue.
Enfim, da mesma forma como defendo de forma geral o governo e o PT, acho apropriado então também falar quais são as coisas que acho que estão equivocadas no PT (e na esquerda em geral), que acho que poderiam levar o partido ao próximo passo, a um patamar ainda mais superior. Isso é o que eu diria:
1) Rejeitem o socialismo e o comunismo. Ponto. Não há "solução" fora da economia de mercado (vejam que não usei o termo "capitalismo" por considerá-lo muito cheio de significados negativos). Não achem que Cuba é o paraíso. Não é. Não achem que Chaves é o mais genial político da América Latina. Não é. Se foram contra a ditadura no Brasil, rejeitem toda e qualquer ditadura.
2) Não achem que empresários sejam todos sangue-sugas. Não achem que trabalhadores são todos santos. Existe gente de todo tipo.
3) Não odeiem os EUA e os americanos. Não precisam amar, mas deixem as caricaturas de lado. Evidentemente, os republicanos são (quase) todos malucos, bem como os rednecks fanáticos do Bible Belt. Mas os EUA são um país sensacional por tudo que desenvolveram e por toda sua história. O Marketing é uma invenção americana. Eu amo marketing. Eu amo os EUA. Vou repetir: amo os Estados Unidos e seu povo (já Miami nem quero conhecer, pra ver praia bonita Floripa é mais barato). Eles são sensacionais, pago pau mesmo. Isso tudo não quer dizer baixar a cabeça pros EUA, ser um serviçal. Não, não! Nunca baixar a cabeça! Ainda que eu ame os EUA, amo mais o Brasil. Mas vamos "copiar" o que eles tem de bom.
4) Sejam mais abertos ao diálogo com o contraditório. A tendência natural do ser humano é buscar gente com afinidades, mas não podemos viver numa bolha, temos que ouvir opiniões e visões diferentes. Conversar com alguém inteligente pode não te convencer de nada, mas vai te tornar mais inteligente por consequência. Isso não quer dizer levar a sério o que é palhaçada. Todos sabemos que tem gente que só quer bagunçar o coreto, e sabemos quem são eles.
Bom, enfim, teria mais coisas a dizer e também em relação à política econômica, rumos do Brasil, etc etc. Mas é isso por hora 

Nenhum comentário: