quinta-feira, julho 10, 2014

Lucidez de uma senhora sobre a Copa, Bolsa Família e ignorância (versão irônica)



Ou para ler direto no Facebook:


Gente, eu vou fazer um desabafo aqui, desde já me perdoem se ofender alguém, não é minha intenção, mas eu preciso falar, tá entalado na minha garganta há muito tempo. E tomou tempo para escrever. Espero que seja informativo.
Primeiro, me desculpem se estou enchendo o saco com minhas opiniões políticas, poluindo a timeline, postando um monte. Dêem unfollow ou me excluam, não tem problema, eu já dei em muita gente (mas ainda são meus amigos, eu tento separar política de amizade).
Segundo, vejam esse vídeo caso queiram fazer algum comentário ou vejam para uma reflexão.
Citando verbatim:
"A África tem tanta dificuldade a mais do que o Brasil. Um pais de grande dificuldade pode sediar a Copa. E mesmo a gente sendo pobre, a gente tem condições de fazer, porque pobrema (sic) são muitos e não é só aqui. Em vista do pais africano nós somos ricos, gente."
(Sim, ela fala errado, mas é muito mais lúcida e inteligente do que pessoas supostamente cultas que cometem erros crassos, como "mais" no lugar de "mas").
Desafio qualquer um a me provar factualmente que o que ela disse é mentira. Pode-se achar, claro, que não deveríamos ter sediado a Copa, mas os argumentos deveriam ser melhores do que o desta senhora. Para refletir sobre os gastos, matéria da Folha "Custo da Copa equivale a um mês de gastos com educação" http://bit.ly/gastoscopa
Estou cansado de gente compartilhando memes imbecis zoando do Bolsa Família, do Lula (esse molusco pinguço 9 dedos analfabeto ladrão que fala um monte de palavrão e xinga adversários em eventos internacionais e _____ completem com as ofensas preferidas), da Dilma (dentuça corrupta ladra semi-analfabeta que não sabe falar).
Podem ver, sempre posts sarcásticos, muitas vezes desrespeitosos com ofensas e palavrões (ah mas palavrão é só o Lula que fala, gente com curso superior não fala palavrão, como até o mundo mineral está cansado de saber. Se o Lula conseguisse ler e escrever, talvez até criasse memes). Ok, ironia e sarcasmo são ferramentas válidas. Acho que xingamento revela pouca classe quando escrito ou gritado para alguém (falo palavrões toda hora).
Estou cansado do pensamento difundido de que pobres são "burros ignorantes parasitas vagabundos sustentados pelo governo". Esse pensamento sim revela uma ignorância vergonhosa sobre o assunto. Tenho uma péssima notícia para vocês que acham que ao votar "contra" a Dilma, vão ver o Bolsa Família acabar - me entristece que a maioria das pessoas vote contra algo ao invés de a favor de algo, mas reconheço, os outros candidatos não têm plataforma clara, aí fica difícil gostar de um deles. O Bolsa Família só vai crescer. Seja com Aécio, Campos ou qualquer outro.
Estou cansado de gente zoando sem NUNCA ter posto o pé numa favela e conversado com gente pobre - conheço e conversei com moradores da Rocinha e o Alemão. Estou cansado de ver gente zoar do Bolsa Família sem NUNCA ter lido UM artigo sério que seja sobre o assunto, artigo com dados e não achismos, textos e memes preconceituosos difundidos pelo Face.
Sendo assim, se quiserem se informar um pouco e entender porque o programa é tão bem sucedido que é elogiado até pelo Banco Mundial e serve de exemplo para outros países - taí uma coisa em que inovamos e somos referência, mas claro, coisa do molusco, dos petralhas, então não conta - por favor se informem um pouco antes. Fiz o favor de juntar os melhores artigos que já li sobre o tema.
Se tem tanta preguiça de ler - não sobra tempo, a novela me consome, mas o Lula e os pobres, esses ignorantes mal educados, tem que ler. Ah esqueci que o Lula não sabe ler, podem ver que ele nunca discursa com papel - dediquem apenas 3 minutos do seu precioso tempo e leiam esse artigo da Diretora do Banco Mundial (esse órgão comunista):http://bit.ly/BolsaBanco. Se lêem inglês, tem esse outrohttp://bit.ly/BolsaWorldBank.
Se tiverem mais 3 minutos, dediquem a esse artigo do Valor Econômico, esse jornal do Grupo Globo e da Folha, conhecidos antros de petralhas comunistas, que mostra o quanto o Bolsa ajuda a economia do país apesar de seu baixo custo (0,4% do PIB contra 5% gasto com juros, o popular Bolsa Banqueiro) "Cada R$ 1 gasto com Bolsa Família adiciona R$ 1,78 ao PIB" http://bit.ly/ValorBolsa
Se tiverem mais 5 minutos, dediquem a esse outro artigo do Valor, escrito por um dos maiores estudiosos da política e economia brasileira, Alberto Carlos Almeida http://bit.ly/BolsaValor2. Cito:
"Para muitos, o Bolsa Família entra no leque de provas de que somos inferiores. O argumento, nesse caso, é simples: só mesmo no Brasil se adotaria uma política social que resultaria na acomodação dos pobres face ao trabalho e à educação. O Brasil adotaria políticas sociais que resultariam na dependência, ao passo que, por exemplo, o Reino Unido pós-Thatcher seria o exemplo de dinamismo e de alocação eficiente de recursos. A maioria dos críticos do Bolsa Família também idealiza o que acontece em outros países. Nada mais distante da realidade do que achar que somente no Brasil os mais pobres recebem algum tio de auxilio do governo para sobreviver. Na verdade, o Brasil é um dos países que menos auxílio presta aos mais pobres. Mais uma vez, o exemplo do Reino Unido é paradigmático: lá existe até mesmo o bolsa funeral."
Se tiverem meia hora dediquem a esse artigo da piauí sobre o cérebro por trás do Bolsa Família, Ricardo Paes de Barros, funcionário concursado do IPEA, sem filiação partidária, economista formado no ITA, com doutorado em Chicago e considerado "gênio" por seu orientador (surpresa, não foi o Lula quem criou as bases teóricas do Bolsa, já que ele não tem cérebro, só teve a capacidade de dar ao Bolsa a importância necessária). http://bit.ly/BolsaCriador
Leiam alguma edição da Carta Capital para ter um contraponto. Leiam a Economist, essa Bíblia do Comunismo cheia de jornalistas marxistas, se forem mais de direita, para entender o que é uma revista séria. Aliás, caso queiram ter argumentos minimamente decentes sobre as fragilidades do Bolsa, aqui está um excelente artigohttp://www.economist.com/node/16690887. O argumento de que o Bolsa só tem entrada mas não tem saída, aliás, já está sendo atacado com o Pronatec, que tenho certeza de que nunca ouviram falar desse programa de treinamento porque isso não sai na grande imprensa.
Se querem um artigo mais recente, leiam esse do Guardianhttp://bit.ly/BolsaGuardian. "O maior programa de assistência social do Brasil já beneficiou 50 MILHÕES (!!!!!) de pessoas e se tornou referência para programas sociais de Gana a NOVA IORQUE (!!!!)" Sim, você leu direito. Os EUA estão nos COPIANDO. Devem ser loucos socialistas mesmo!
Estou cansado, enfim de ouvir tanta besteira, tanto preconceito, tanta raiva, tanto ódio, tanta ignorância. Por isso decidi "perder" meu tempo e oferecer a quem tiver a vontade de deixar de ser menos ignorante esses poucos exemplos de estudos. Tenho muitos outros, mas seria pedir demais para que quem não acredita em fatos e dados perder seu tempo lendo informação séria e não veneno destilado ou esgoto impresso - sim, leitores de Veja, são vocês mesmo que estão lendo tablóide sensacionalista e achando genial.
Ou, enfim, não leiam nada e continuem compartilhando "merda" e "cagando pela boca", com o perdão pela ofensa/palavra. Mas é isso que é.
Por último, não tenho raiva de quem discorda de mim ou não concorda com o PT. Democracia é isso mesmo. Só me entristece ver tanta falta de respeito com quem pensa diferente, tanto ódio e tanta ofensa, no lugar de argumentos de qualidade. Quem tiver argumentos interessantes, por favor, compartilhe comigo. Talvez eu até comece a mudar de opinião. Mas de argumentos de "bosta", por favor, eu já estou muito cansado.
Não me odeiem, eu só estou cansado (escrever tudo isso me esgotou por hoje, mas eu tinha que fazer isso um dia). Em seguida voltaremos com o bom humor. Cordialmente, Heleno.

Nenhum comentário: