terça-feira, setembro 13, 2011

Sobre a morte


Tio Zé. Amo eternamente.
Alfie. Assisti à esse filme faz uns 6 anos. Muitas vezes pensei nele após ter visto, mas há muito tempo não pensava nele, até chegar essa noite. Pensei por 2 motivos: 1) me lembra meu primo, Fabio, que infelizmente já faleceu; 2) por causa da frase final do filme. É algo do tipo: "Tive várias mulheres, me diverti muito, tive tudo. Mas não tenho paz". (original: I have no peace of mind).

Não, não tive muitas mulheres. Não, não sou bonito e rico como o Jude Law. Sim, me diverti muito até hoje. Mas I have no peace of mind. Talvez seja até bom ser inquieto e inconformado. Mas às vezes cansa. Às vezes acho que preferia uma vida mais calma. Só que quando tive a vida calma, me aborreci. Eu encho o saco muito fácil, me entedio muito fácil, canso de relacionamentos muito fácil, canso de tudo muito fácil.

Teenage angst? Talvez. Tédio existencial? Às vezes. Mas acho que todos passam por momentos assim. Se questionam sobre os rumos da vida, sobre seus sonhos, sobre seus amores, sobre o que é importante. Eu penso muito na morte, por exemplo. Não porque eu queira morrer, muito pelo contrário. Tenho verdadeiro horror à morte, se eu pudesse escolher, não morreria. Nem as pessoas que gosto morreriam. Mas elas morrem. In the end, todos morrem.

Quase todo dia, me pego pensando e olhando as pessoas e percebendo claramente que um dias essas pessoas irão morrer, e eu junto com elas. Será que serei antes? Antes de alguns, depois de outros, claro. A vida é assim mesmo, triste e alegre. Se choramos por alguém , é porque choramos por nós mesmos. Se perdemos alguém , perdemos sempre uma parte de nós. Se nos vamos, o mundo perde parte de nós.

A verdade última é que nascemos sozinhos e morremos sozinhos. Com pessoas que nos amam, mas vamos sozinhos. Muitas já se foram de minha vida, só para relembrar, meu primo, meus avós, meu tio Zé, esse ano ainda. Penso e temo por quem será o próximo. Porque acho que será de repente, sem aviso. Se for com aviso, não será menos triste ou menos difícil. Mas vai acontecer. Eu vou, eles vão, todos irão. Não há o que fazer.

Por isso não acredito em Deus nem em vida após a morte. A vida é aqui e agora. Conforta? Acho que menos do que os que acreditam. Mas creio que torna a vida mais valiosa, porque não se repete. Millôr já disse: viver é desenhar sem borracha. Complemento: morrer é não poder rabiscar mais.

Faz alguns dias, reli alguns trechos de um livro, de Luc Ferry, filósofo francês que inclusive conhecerei em breve pois minha empresa está trazendo ele à Florianópolis para o evento Fronteiras do Pensamento, que já ocorre em Porto Alegre e São Paulo. Estou muito animado e feliz pela oportunidade que terei de conhecê-lo pois ele escreveu um livro maravilhoso, chamado Aprendendo a Viver. A tese principal é de que a filosofia e a religião, no fundo, são respostas à morte, ao temor da morte e tudo mais.

E na última página, ele conta a história de uma entrevista que uma pessoa famosa deu. Essa pessoa também não acreditava em Deus ou vida após a morte. E participou de uma entrevista em que são feitas perguntas padrão a todos entrevistados, tipo ping-pong. Uma dessas perguntas era: se você pudesse ir para o céu e encontrar Deus, o que diria? Ele respondeu: que bom poder encontrar as pessoas que amo. Ou seja, mesmo um ateu declarado, o que ele mais queria era rever quem ele amou. Penso, não há como ser diferente. Creio que seja um desejo universal. Poderia ser minha resposta também.

Mas, como já disse, um dia o fim chega. E nunca estamos preparados. E temos que seguir em frente, até que aconteça com a gente ou com quem amamos. E até lá, tentarmos fazer o melhor, aproveitar o máximo, tentar deixar um legado, um amor, algo que faça o mundo tentar lembrar que um dia estivemos aqui. Que um dia, participamos de tudo isso. Que um dia, brilhamos, mesmo que depois tenhamos apagado.

O difícil é percebermos como somos sortudos de poder estar aqui e ter conhecido e amado a quem amamos. Ah como é difícil. Às vezes consigo. Às vezes só sinto tristeza. Às vezes alegria por todos que amo e amei. Escrever é um a forma de tentar permanecer. Gosto de pensar que um dia meus filhos, netos, bisnetos e n-netos poderão ler o que escrevi, olhar meu perfil no Facebook e também gostar de mim, talvez até amar, pois de certa forma eles estarão aqui porque meus antepassados estiveram e eu estive. É uma espécie de conforto. É tudo que tenho.

Agora vou parar de escrever pois não sei mais o que escrever.
Obrigado aos que me lêem.
É um prazer imenso saber que não estou sozinho.
Até mais!

4 comentários:

Dani Bellaver disse...

Para quem já sentiu na pele o que é perder alguém que ama, é mais fácil valorizar os momentos com quem ainda está por aqui. Mas sempre é bom alguém lembrar que devemos fazer isso. Portanto, obrigada.

Heleno Schneider disse...

Realmente Dani, é tão fácil esquecermos disso que quando perdemos alguém sempre fica a sensação de que gostaríamos de ter feito mais, passado mais tempo junto. E o segredo é perceber e tentar se lembrar de fazer agora. Obrigado pelo comment! Acho que tu é minha leitora número 1 =] Beijos

Gabi disse...

Para completar sobre acreditar...Talvez nunca saberemos qual é a verdade absoluta entre a Vida e a Morte. O erro não está em acreditar em algo que não possa ser comprovado. O erro é usá-lo como desculpa no aqui e agora.

Fer Barea disse...

Helenito, noite de insônia...
E agora, um instante de emoção ao ver a foto do meu pai em seu blog...
Nesse momento, dois sentimentos antagônicos: tristeza pela ausência e orgulho da história por ele deixada...
Somos privilegiados - convivemos com pessoas tão especiais, que nos deixaram momentos únicos...